21 de fevereiro de 2014

O desmame (que não aconteceu)

Daí que eu sempre sonhei em amamentar exclusivo. Era um desejo frustrado desde a gravidez do Bryan, já que sucumbi a praticidade da mamadeira, e tive muita dificuldade com a pega errada dele.
Quando Bebela nasceu a única certeza que eu tinha era que iria amamentar exclusivo em livre demanda. Isso quer dizer que era só ela suspirar que eu tascava peitchas nela.
Não foi fácil, e qual etapa da maternidade é? Isso gerou muita culpa em não poder dar atenção ao Bryan, pois teria que estar sempre disponível a Bebela. Na verdade isso rola até hoje (já me conformei que culpa e eu andaremos juntas de mãos dadas até o fim da minha vida).

Passaram os 6 meses de amamentação exclusiva, e eu continuei amamentando em LD. Era prazeroso, eu sempre gostei de amamentar, pois é uma interação sem igual entre mãe e filho, além de ser econômico (porque convenhamos, leite tá caro, e já basta um bezerro em casa - leia-se: Bryan) e muito prático (até hoje tenho preguiça de levantar pra fazer a mamadeira do Bryan, e lavar tudo depois).
Depois dos 6 meses, e de toda privação de não poder nem ir na esquina com medo dela acordar e requisitar o peito, achei que estava na hora tentar ver como ela se sairia sem os peiticulicos disponíveis a todo instante. A minha primeira saída foi na bienal do ano passado, quando ela tinha 8 meses. Amamentei de madrugada, deixei a mamadeira com o pai, e fui ser feliz.
O primeiro impacto foi os seios encherem muito. Muito do verbo: os peitos pareciam silicone de tão duros, e cada pontada eu via estrelas. Não conseguia me distrair, e só pensava na minha filha em casa com aquele bico de plástico que ela não conhecia. Demorei a ligar, e quando liguei marido falou que ela estava bem, que havia mamado na mamadeira, bem pouco, mas ainda assim tinha sugada alguma coisa. Pra encurtar a história: eu acabei pedindo para que ele levasse ela até lá, e só assim consegui relaxar e me sentir menos culpada. Depois dessa saída só teve mais uma sem ela, e o restante mesmo só idas rápidas ao mercado ou o centro comercial da minha cidade.

Daí que ela completou 1 ano, e eu pensei: uau, já amamento a 12 meses, o que é mais do que eu imaginava. Confesso que eu pensava em amamentar até os 6 meses, e depois intercalar o peito com a mamadeira, o que não aconteceu.
Nunca me imaginei amamentando uma criança grande. Acho lindo amamentação prolongada (eu mesmo mamei até os 7 anos), mas não achava que era pra mim, sabe? Acho que pelo fato de ficar "presa" e não poder ter uma saída tranquila com medo de que minha filha sentisse falta do peito para dormir de tarde.
Então quando ela completou 12 meses eu tentei (em vão) desmamá-la. Achei que estava na hora porque ela já não dorme direito tem 1 ano. Toda noite ela acorda umas 4 vezes pra mamar. 365 dias insones é dose, viu. E na minha mente imaginativa de mãe, eu imaginei que dando mamadeira ela iria ficar cheinha, e me deixar dormir pelo menos 5 horas seguidas.
Fora o sono irregular e precário, eu já estava meio que de saco cheio de amamentar (ok, joguem pedras). Bebela vez ou outra mordia o peito, ou ficava mamando de 5 em 5 seg. Qualquer coisa a distraia, e ela parava de mamar, descia do meu colo, pra 5 segundos depois querer voltar pro peito. E eu ficava impaciente com isso, doida pra ela mamar logo e eu ir resolver minha vida (arrumação da casa, e outras coisas).
Deixei ela algumas vezes sem mamar depois do almoço. Ela ficava irritada, esfregava o olho, abaixava minha blusa, e só faltava abocanhar o peito com blusa, sutiã e tudo. Senti mais uma vez culpa por não respeitar o tempo dela.
Logicamente ela não estava pronta para largar o peito, e eu acho que nem eu. Essa tentativa durou apenas 1 semana. Resolvi dar mais um tempo pra ela. Ela AMA mamar, só dorme se for no peito, e eu estava pensando apenas na minha impaciência e falta de liberdade.
A verdade é que eu ainda fico impaciente em algumas vezes. Mas ela reduziu bastante o ritmo de mamadas. Continuo amamentando em LD, e assim seguiremos até ela demonstrar que está na hora de deixar essa etapa tão linda de nossas vidas.

4 comentários:

jo nascimento disse...

Acabei de fazer um post sobre o desmame da Isabelle, acho que acontece naturalmente na hora certa, bjus

Anônimo disse...

quem e que pode julgar alguem né...amamentar e prazeroso e complicado tambem, como tudo nessa vida! eu pretendo amamentar camili ate 2 anos, acho que e mais por mim do que por ela, amo amamentar ela, mais ela esta em uma fase complicada que na rua ou mesmo em casa tira a minha blusa para mamar e ainda grita QUE TETE, ai ja viu na rua sou o centro da atençoes srsrsr nao estou preparada para o desmame dela, e um vinculo muito forte.... força para vc jack bjos aline face

Thais disse...

Eu pretendo seguir amamentando ate um ano, mas na verdade vamos ver o que acontece qdo chegarmos la. Mas o q mais pesa pra mim eh que com1 ano eu volto a trabalhar e ela vai pra creche, entao imagino q ela deva desmamar naturalmente.

Mas olha, por isso eu fiz questao deduas coisas: 1) nao deixar ela se acostumar a dormir no peito. 2) amamentar em LD mas so por fome. Por consolo nao. Consolo de outras formas, pq pelo que vejo acaba sempre prejudicando o sono. E bebe dormir bem nem eh por mim (embora eu nao vou reclamar se puder dormir bem rs), mas pelo bebe. Sonk eh tao importante quanto comida pro desenvolvimento do cerebro do bebe.

Por que vc nao tenta comecar a limitar a LD nesse sentido, nunca negat qdo for fome mas oferecer outras formas de consolo ou distracao qdo nao for? Com um ano 4 vezes na noite nao tem como ser fome...

Bjs

Marieeetaaa disse...

vc é uma mãe maravilhosaaaaa!!!
meus parabens !!!

beijo

mari moi

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com